25 de Abril é uma data muito especial para os portugueses. Hoje é celebrado o Dia da Liberdade.
Em 1974, foi nesta data que a Revolução dos Cravos libertou o povo português da opressão e ditadura fascista, o “Estado Novo”, que já se estendia por 41 anos. Esse regime também ficou conhecido como Salazarismo, tendo sido Salazar a figura principal desta ditadura até o seu falecimento, em 1970, quando foi sucedido por Marcello Caetano.
Com o apoio da PIDE (Polícia Internacional de Defesa do Estado), o regime perseguiu todos que opunham-se ao governo, impediu a criação de outros partidos e censurou o povo português.
Esta fase também foi marcada por uma profunda pobreza, condições de saúde precárias, analfabetismo e guerras coloniais, levando muitos portugueses a emigrarem.
Em 74, em um golpe militar apoiado pelo povo e sem derramamento de sangue, Marcello Caetano rendeu-se e os apoiantes do regime fascista ocuparam os lugares dos presos políticos opositores.
E foi assim que o povo português reconquistou o direito de expressar a sua opinião, votar, protestar e viver, sem ser perseguido e violentado. Em um pequeno gesto de agradecimento, muitas pessoas entregaram cravos aos soldados, tornando esta flor um símbolo da revolução, da liberdade e do futuro de Portugal.
Um viva ao Dia da Liberdade!
Deixe uma Resposta